O dia da Consciência Negra é para ser comemorado sim, pelas conquistas alcançadas por este povo que tanto sofreu, mas é principalmente um dia para refletirmos sobre a nossa função como membros cidadãos de uma sociedade que reproduz o racismo diariamente.
Mas e você, o que vem fazendo para minimizar os danos que o racismo enraizado no povo brasileiro causa?
O movimento negro surgiu no Brasil durante o período da escravidão, sendo que os negros escravos se uniram para buscar formas de resistência para defender-se das violências e injustiças praticadas por seus senhorios (proprietários).
Ao longo dos anos, o movimento negro se fortaleceu e foi responsável por diversas conquistas desta comunidade, que por séculos foi injustiçada e cujos reflexos das políticas escravocratas ainda são visíveis na sociedade atual, a saber:
As reivindicações que ocorrem hoje no movimento negro estão ligadas diretamente na compensação por todos os anos de trabalho forçado, preconceito e a falta de inclusão social por todo período; a falta de políticas públicas destinadas a maior presença do negro no mercado de trabalho e nos campos educacionais.
Infelizmente no Brasil, mesmo sendo um país que possui tanta diversidade cultural e étnica, o racismo ainda persiste na cultura brasileira e a confusão entre ele e a injúria racial é enorme!
Você sabe quais as diferenças entre ambos os conceitos?
Fique atento! Se você sofre ou já sofreu algum tipo de preconceito, diante de qualquer prejuízo e/ou ilegalidade, procure orientação junto ao seu advogado de confiança, pois todo cidadão tem o direito de socorrer-se do Poder Judiciário para fazer valer os seus direitos, o que por vezes parece ser algo inatingível!
Saiba que nós da MORELLI & D’AVILA estamos sempre na luta contra as diversidades/preconceitos, vanguarda pela justiça e busca por um mundo mais igualitário. Temos um time de especialistas para tratar destas questões jurídicas e de tantas outras que você necessitar e, se desejar, entre em contato direto conosco por WhatsApp: http://bit.ly/morellidavilawhatsapp e marque uma consulta!
Júlia Morelli d´Avila
OAB/SP 222.858-E
Fonte:
http://www.morellidavila.adv.br/qual-e-o-peso-de-sua-consciencia-negra/